Mesmo sem entender muito bem, muitas pessoas escolhem ou não determinadas estadias a partir da quantidade de estrelas que ela possui, mas afinal, o que significa as estrelas de um hotel?
Nesse post vamos entender isso, as diferenças entre hotéis, além de dicas de como você deve escolher a sua hospedagem.
Sendo assim, confira as informações que separamos para você para que na próxima viagem você consiga escolher um hotel em Rio Claro com mais segurança e consciência do que ele poderá proporcionar.
Muitos hóspedes podem descartar ou escolher um hotel a partir da quantidade de estrelas que ele possui, mas afinal de contas para que elas servem e o que elas significam?
Todo mundo sabe que as estrelas podem significar que algo e muito especial, por isso as pessoas costumam utilizá-las para fazer a classificação das coisas.
Sendo assim, quanto mais estrelas algo possui, melhor ela é, sendo que no caso de hotéis, ela pode variar de 1 a 5, e às vezes possuem até mais estrelas.
As estrelas são importantes uma vez que, a quantidade delas faz uma referência direta ao seu nível de qualidade, o conforto que o hotel proporciona para seus hóspedes, e a quantidade de serviços que podem ser oferecidos pelo mesmo.
Um exemplo disso são os hotéis de uma estrela, que geralmente costumam ser mais simples, oferecendo apenas o básico para o hóspede, já os três estrelas possuem um conforto mediano, uma vez que oferece mais serviços, os 4 estrelas indica semi-luxo.
Quando pensamos em um hotel 5 estrelas, devemos entender que o mesmo oferece luxo, e já existem aqueles com 6 estrelas que vão além do luxo e são hotéis com serviços exclusivos.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os hotéis e suas estrelas, vamos apresentar as características de cada um e o que cada um oferece para os seus hóspedes.
É importante ressaltar que, as classificações variam em cada país, e além disso hotéis pelo mundo todo podem adotar outro tipo de nomenclatura, como por exemplo, diamantes no Canadá e EUA, coroas Grã-Bretanha, pontos na índia e letras na Grécia.
Sendo assim, confira as diferenças entre cada um:
Uma estrela
Geralmente os hotéis do Brasil que possuem uma estrela oferecem muitos serviços aos seus hóspedes, e ao contrario do que grande parte das pessoas pensam, eles não são de baixa qualidade.
Entre alguns serviços que eles oferecem estão: café da manhã, recepção aberta 12 horas por dia, acessibilidade ao telefone 24 horas e 65% dos quartos com área útil de no mínimo 9m².
Um hotel que possui 9 estrelas deverá se enquadra em cerca de 9 exigências, sendo que uma delas por exemplo é a troca de roupa de cama uma vez por semana.
Duas estrelas
Muito parecidos com as opções que possuem uma estrela, uma vez que dos mesmos não são exigidos a disponibilização de um climatizador ou TV nos seus quartos, porém os mesmos devem ter cerca de 11 m² de área útil.
Os hotéis duas estrelas devem possuir sala de estar com tv, assim como a disponibilidade de pagamento com o cartão de crédito ou débito, além da troca de roupas de cama cerca de duas vezes por semana.
Três estrelas
Um hotel que possua três estrelas poderá oferecer para seus hóspedes quartos menores porém confortáveis, sendo que geralmente os mesmos possuem cerca de 13 m², mas vale ressaltar que eles devem possuir alguns confortos como ar-condicionado nos quartos.
No caso do hotel três estrelas, é exigido que o mesmo possua uma recepção aberta por 18 horas ao dia, estacionamento, lavanderia, restaurante, além de acesso à internet e a presença de um climatizador.
Quatro estrelas
Em hotéis brasileiros quatro estrelas, os mesmos são obrigados que 90% das suas habitações possuam cerca de 15 m², porém não é obrigatório que os mesmos possuam quartos com banheira, mas os serviços de recepção devem ser 24 horas.
Estão incluídos também alguns serviços como à la carte, bar e manobrista, além também dos quartos possuírem mesas de trabalho e pequenos refrigeradores.
Cinco estrelas
Os hotéis 5 estrelas possui todos os requisitos que estão citados nos demais, além de oferecer também salão de eventos e um ponto de informação para clientes.
As cinco estrelas devem se enquadrar em cerca de 33 regras de alta sofisticação, como por exemplo: oferecer roupão e chinelo nos seus quartos, além de que esses devem possuir uma área útil de no mínimo 17 m² e restaurantes com opções para dietas especiais e vegetarianas.
Por fim, confira algumas dicas de como escolher sua hospedagem:
Saiba onde pesquisar e encontrar as melhores acomodações;
Filtre as opções disponíveis para avaliar os preços;
Verifique se a localização do hotel é estratégica;
Avalie os serviços oferecidos pelo mesmo;
Estão são algumas informações sobre os significados das estrelas de um hotel e algumas dicas de como escolher a melhor estadia.