HOTEL TERTULIO'S

BLOG


Conheça a história de Rio Claro SP

conheca-a-historia-de-rio-claro-sp


A cidade de Rio Claro já é muito conhecida. Localizada em São Paulo, dentre as cidades do interior do estado, essa é uma das principais porque conta com uma ótima estrutura, que chama atenção até mesmo de turistas. Porém, ela não começou já com uma ótima estrutura, na verdade, foram necessários alguns anos para chegar até esse nível.

E, não se engane, a história da construção da cidade bem de muito tempo atrás. Ela foi fundada apenas no ano de 1827, no dia 10 de junho. Após isso, apenas em 1845 se tornou um município. De toda forma, a região, que dista aproximadamente 157 km da capital São Paulo, é muito reconhecida.

A sua história também é cativante. Aqui você irá conhecer um pouco mais sobre como a cidade foi criada e um pouco mais sobre seu desenvolvimento. Como uma região criada a menos de 200 anos chegou a um nível de crescimento tão alto? 

Antes da colonização

Apesar dos relatos para o desenvolvimento da região atual está mais atrelado a situação da colonização, é muito importante conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil antes dela. Os primeiros habitantes estavam localizados próximo a região de Corumbataí. Geralmente fabricavam artefatos e também algumas armas para caça.

No entanto, alguns anos mais tarde a região sofreu mudanças na população, sendo agora os tupis guaranis a residir ali. Esses eram povos semi sedentários. São também os mesmos povos que os portugueses encontraram ao chegar no Brasil, ainda no século XVI. No geral, eles habitam regiões próximas às cidades de atualmente. O que destaca que essas regiões já eram ótimas para moradias.

Apesar de não existir muitos relatos desse período, o que podemos ter é o suficiente para saber que os antigos povos da região já batalharam pelo domínio do local. Disputavam com outras tribos para conseguir seu domínio.

No entanto, é claro que tudo mudou com a chegada dos portugueses. Muitos deles mudaram completamente o local e a partir disso começou o desenvolvimento da cidade como vimos hoje. 

A colonização

Sabemos que o Brasil foi colonizado ainda no século XVI, visto que os portugueses chegaram no final do século XV à costa do país. Naturalmente, o processo de colonização foi longo e demorou séculos para acabar. Apesar de São Paulo ter sido rapidamente povoada, as cidades do interior da região demoraram um pouco mais, como é o caso de Rio Claro.

A história conta que essa colonização causou muitos problemas para os povos que residiam ali. Muitos deles foram mortos e alguns escravizados. Como naquela época o trabalho em lavouras era necessário, quanto mais escravos, maiores quantidades de recursos podiam ser levadas para Portugal. O trabalho de catequização dos índios era uma das maneiras de associá-los ao trabalho.

Por outro lado, os resistentes iam migrando cada vez mais para o interior. Sendo assim, as áreas que eram ocupadas acabavam ficando vazias. Assim iam buscando regiões mais seguras, aquelas que ainda não eram exploradas pelos europeus.

Vale lembrar também que nessa época outros povos já estavam em busca de encontrar terras no Brasil também. 

A descoberta de ouro em Mato Grosso

Durante muito tempo a região ficou sem muita movimentação, apesar de existirem pequenas vilas ao longo do território. Por volta do ano de 1718, quando foram descobertas reservas de ouro em Mato Grosso, começou um acelerado processo de ocupação do interior de Portugal. 

Dito isso, a cidade de Rio Claro conseguiu uma importância muito maior, com certas regiões servindo até mesmo de abrigo para os portugueses. Como eles não queriam utilizar a rota que passava pelo rio Tietê, por conta da famosa “febre do pântano”, a melhor alternativa foi fazer o contorno por outras regiões.

Século XIX

Bem, agora chegamos ao momento mais importante. Aqui foi quando a cidade começou a existir. Graças a chegada de grandes fazendeiros e também de mão de obra escrava para a região, a cidade de Rio Claro cresceu. É claro, com o tempo e também a abolição da escravidão, a origem desses homens e mulheres se perderam completamente.

Em 1827 tudo começou! A cidade recebeu os primeiros locais de grande importância e por conta disso o território passava por mudanças realmente interessantes, ficando como um local de povoamento, com cada vez mais qualidade de vida.

Ao final, a cidade se firmou bem. Hoje é conhecida como uma das mais importantes cidades do interior de São Paulo. 

Conclusão

A história da construção da cidade de Rio Claro não é complexa, porém, ao mesmo tempo é longa e cheia de curiosidades. Aqui passamos os principais pontos que fazem o local ser relevante historicamente e culturalmente.

No campo cultural, as construções no século XIX com certeza impulsionaram seu crescimento. Assim como o lado financeiro, que foi melhor desenvolvido a partir da atenção especial que foi dada à região nesse mesmo período.

 

Vai para a cidade e precisa se hospedar em um Hotel em Rio Claro? Hotel Tertulios!